
A escrita acadêmica é uma habilidade essencial para qualquer estudante universitário
Ao longo da sua graduação, assim como de um mestrado e doutorado, você terá que escrever muitos trabalhos, para disciplinas, trabalho de conclusão de curso, resumos para eventos e artigos científicos. No entanto, a universidade não te ensina a escrever no formato acadêmico!
Na verdade, nós raramente temos a prática de escrever qualquer coisa quando entramos na universidade. Com isso, vem aquele famoso bloqueio da tela em branco na hora de escrever um trabalho. E, quando sai alguma coisa, a escrita fica confusa, bagunçada, e uma coisa não conversa com a outra. Ter um prazo para entregar os trabalhos e saber que eles serão avaliados só torna tudo muito mais estressante, não é?
Mas não, você não precisa do dom da escrita para tirar boas notas nos trabalhos acadêmicos e finalmente escrever com fluidez.
O que você precisa é de uma prática constante de escrita que te habitue ao processo de escrever e que não tenha a pressão de um prazo de entrega te cobrando perfeição em algo com o qual você ainda não está familiarizado.
E é isso que vou te ensinar no post de hoje. Três métodos simples e leves para você praticar a escrita e melhorar indiretamente sua habilidade de escrita acadêmica.
Método 1: manter um diário
Eu sei, eu sei, você deve estar se perguntando: “Como manter um diário para escrever sobre coisas da minha vida vai me ajudar a melhorar uma escrita formal e estruturada como a acadêmica?” Me acompanha que eu prometo que vai fazer sentido para você!
A importância da prática diária na escrita acadêmica
Se você não tem o hábito de escrever, pode até ser que aprender as especificidades da escrita científica te ajude um pouco, mas eu tenho certeza de que você vai continuar travando ao encarar a página em branco do Word. Isso porque por mais que você saiba o que fazer na teoria, não tem experiência prática com a escrita!
E aí, o que é mais fácil? Habituar-se a escrever a partir da infinidade de cosias que se passam diariamente com você, ou escrevendo um trabalho aqui e outro ali a partir de textos difíceis, com um vocabulário diferente que às vezes você nem entende muito bem?
Acho que deu para entender, né?! O objetivo deste método é te ajudar a desenvolver a habilidade de pensar escrevendo.
Organizando os pensamentos
Escrever, independentemente do que seja, ajuda a organizar os pensamentos. E pensamentos organizados são fundamentais para qualquer boa comunicação. Para que o outro entenda o que você escreve, você precisa saber o que dizer e como dizer, isto é, qual é a melhor sequência de ideias e quis as melhores palavras para expor o que quer transmitir.
Ao colocar seus pensamentos no papel, você imediatamente terá um feedback se eles estão claros ou não. E, se você está escrevendo sobre você, seu dia, ou suas experiências, a chance é que tenha mais facilidade em identificar se você mesmo está se entendendo ou não.
Se a escrita estiver confusa, tente criar algo mais visual, como escrever em tópicos, ou relacionar os assuntos por meio de mapas mentais. Outra coisa que pode fazer é criar perguntas para responder, ou categorias sobre as quais sempre escreve, por exemplo, pode criar uma “revisão diária” com perguntas sobre como foi o dia, o que foi bom, o que não foi e os motivos, ou uma escrita matinal sobre o que gostaria de realizar no dia.
Método 2: escrever sobre coisas que leu ou assistiu
Ao escrever um trabalho acadêmico, não basta repetir os argumentos dos autores. Você também precisa comentar sobre o que está colocando no papel.
Este método faz com que você se habitue a pensar criticamente enquanto escreve e a dar a sua opinião sobre aquilo que está escrevendo.
Agora você deve estar se perguntando: “Mas como eu começo?“. Pois agora darei algumas diretrizes para você se guiar ao longo da escrita!
Faça um resumo: comece escrevendo um resumo do conteúdo que você acabou de consumir. Seja breve, evite spoilers e busque adicionar as informações que situam o leitor imaginário para que ele entenda do que se trata. Se ajudar, imagine que você está contando para um amigo ou amiga.
Crie uma lista de temas, situações ou citações que te chamaram a atenção: primeiro escreva a lista em tópicos e, depois, escreva em cada tópico por que você o destacou, o que despertou o seu interesse nele?
Como esse conteúdo impactou a sua vida? Essa é uma das minhas perguntas favoritas. Uma boa obra, seja de qual tipo for, nos transforma ao longo da experiência. Se perguntar isso não só irá te ajudar a extrair consequências e mudanças para a sua vida, como o raciocínio poderá ser transposto para o campo acadêmico por meio da pergunta: como a minha pesquisa impacta o meu campo de estudos? O que é algo fundamental em toda pesquisa acadêmica.
Com todo esse conteúdo em mãos, você pode escrever linearmente uma resenha sobre o conteúdo, buscando encadear as ideias umas nas outras. Lembre-se que não precisa sair perfeito no início, é apenas um exercício no qual você ficará melhor a cada repetição!
Se quiser ir além na sua escrita e reflexão, você pode buscar resenhas e artigos em sites (como o meu, na categoria de resenhas), no Google Acadêmico e até conferir o conteúdo do YouTube. O contato com perspectivas diferentes vai te ajudar a perceber novos aspectos do conteúdo e pode te dar novas ideias e argumentos para elaborar os seus próprios pensamentos, além de se aproximar mais do método de pesquisa científica.
Método 3: tome notas de leituras acadêmicas
Agora o método mais acadêmico de todos!
Com ele, o principal objetivo é te habituar aos aspectos formais da escrita acadêmica, reproduzindo-os em uma escrita mais técnica sobre as suas leituras.
Como outros benefícios, é uma forma direta de estudar e fixar novos conteúdos na sua rede de conhecimentos, além de criar um material de consulta rápida para pesquisas futuras. Só sucesso.
Lembre-se sempre de tomar notas com as suas próprias palavras. Nada de copiar o texto!
Você pode até copiar uma ou outra citação direta, mas sempre escreva algum comentário sobre ela, como por que você a achou importante, como ela se relaciona com o resto do texto etc. Isso é um conselho valioso para a escrita acadêmica: nunca apenas jogue uma citação direta achando que ela fala por si própria. Sempre comente.
Na hora de escrever, foque nos argumentos do texto.
Aqui vão algumas perguntas para você se guiar na hora da leitura e da escrita:
Por que ele foi escrito, ou seja, qual é o objetivo dele?
Quais são os conceitos, autores e correntes que ele cita?
Quais argumentos o texto expõe para atingir o objetivo?
Quais são as conclusões apresentadas?
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