
Outubro é o mês das bruxas e o mês do meu aniversário, ou seja, é o melhor mês do ano e o mais esperado por mim!
Por isso, decidi fazer algo especial e planejar leituras temáticas de terror.
Sou fã de coisas de terror? Não. Costumo ler o gênero? Muito menos. Tenho dificuldade para dormir depois de ver algo assustador? Com toda a certeza! Mas… me deu vontade de ler coisas diferentes desta vez, então… por que não?! Pode ser que eu tenha mudado e não saiba ainda. Desejem-me sorte!
Voltando aos livros, selecionei principalmente lançamentos dos meses anteriores que me interessaram, mas tinham toda a cara do Halloween, por isso guardei para este mês. Também aproveitei e escolhi um livro da TAG antigo que tinha aqui, com o intuito de acabar com a pilha de não lidos do clube.
Leituras escolhidas

Ascensão, de Nicholas Binge, 336 p., publicado em julho de 2025 pela editora Morro Branco, é uma ficção científica com horror cósmico.
A narrativa acompanha um grupo de cientistas chamados para investigar uma montanha coberta de neve que emergiu no meio do Oceano Pacífico.
Na montanha, o tempo transcorre lentamente e ela abriga criaturas que perseguem os cientistas, mas seu topo pode guardar as respostas para todos os mistérios, o que compele os investigadores adiante.
Não parece a atmosfera perfeita para uma leitura de fim de inverno (aqui onde moro ainda está bem frio!!) e maratona de terror?
Esse foi escolhido para ser o primeiro da lista de leitura. Ele está esperando ser aberto desde o início de setembro, mas resisti bravamente e estou com grandes expectativas! Começo a leitura hoje mesmo.

Carrossel sombrio e outras histórias, de Joe Hill, 480 p., publicado pela TAG Inéditos em julho de 2020, é um livro com 13 contos, 2 escritos em parceria com Stephen King.
Escolhido deliberadamente para diminuir a minha pilha de livros não lidos da TAG, não sei o que esperar da leitura. Vi resenhas mistas e não seria algo que compraria por vontade própria. Também não sou lá muito fã de contos. Mas está aqui, então darei uma chance.
Estou pensando em ler um conto por dia – eles têm entre 30 e 50 páginas – e intercalar com a leitura noturna do próximo livro que irei apresentar.

O irresistível desejo de amar quem tanto odeio, de Brigitte Knightley, 392 p., foi publicado pela Plataforma 21 em agosto de 2025.
Nele, um assassino precisa urgentemente de uma cura para uma doença fatal e é forçado a se aliar com a única cientista capaz de encontrá-la, apesar de ser integrante de uma ordem inimiga.
Eu sei, gente, este fugiu um pouco da temática, não me julguem. Fiquei com medo de me traumatizar em excesso com todas essas histórias de terror e busquei uma leitura de respiro.
É um enemies to lovers que dizem ser muito engraçado, e eu estava louca para ler desde que vi o lançamento na gringa, então achei a escolha perfeita. É mais uma leitura de aniversário do que de Halloween. Me deem uma folguinha!

Enterrem nossos ossos à meia-noite é a mais recente publicação de V. E. Schwab, com 716 páginas, trazida para o Brasil pela Galera.
Nunca entendi por que vampiros saíram da moda literária e os queria muito de volta. Felizmente, V. E. Schwab realizou meu sonho do retorno da figura vampiresca e publicou um calhamaço com a temática!
O livro entrelaça a história de três mulheres em épocas diferentes (1532, 1827 e 2019), cada qual enfocando um aspecto diferente, a sede, o amor e a raiva. Promete ser uma história sombria e violenta sobre vampiras lésbicas tóxicas.
Apropriado para o mês das bruxas, não?! Será a minha primeira leitura da autora, e estou bem ansiosa!

Invocação da bruxa, de Fritz Lieber, 192 p., foi lançado em junho de 2025 pela Darkside, apesar de ter sido originalmente publicado em 1953.
Considerado um clássico do horror moderno, acompanha Norman Saylor, um professor universitário cético que, ao descobrir que sua esposa praticava bruxaria, tenta dissuadi-la da prática e queima s/midiaeus objetos místicos e encantamentos, abrindo espaço para consequências tenebrosas na vida dos dois. É um livro descrito com “cenas fortes e inventivas de puro horror”.
Claro que deixei o mais assustador para o final, né?! Será a leitura do Halloween e a que encerra o ciclo de leituras temáticas, com chave de ouro, assim espero!
P. S.: Darkside sempre se superando com as edições belíssimas. Não podia deixar de comentar.
Menção honrosa

Salem, de Stephen King, 464 p., publicado pela Suma em 2013.
A narrativa é ambientada na cidade de Jesuraslem’s Lot, na qual acontecimentos perturbadores se iniciam após a chegada de três forasteiros.
Mais uma história de vampiro para a lista! Queria muito ler algo do mestre do terror e vi uma indicação deste livro como uma boa porta de entrada.
Porém, está como menção honrosa porque acho que não conseguirei ter tempo para ler esse livro com os demais. Se, por um milagre, eu conseguir ler tudo e sobrar uns dias em outubro, esta será a leitura de encaixe.
Se não sobrar tempo, pode ser que eu adicione o livro na lista de novembro/dezembro. Mas isso vai depender do meu estado de espírito ao final da maratona rs.
De todo modo, fica como indicação para quem quer começar a ler o King, mas não sabe qual livro escolher. A obra também deu origem a um filme – A hora do vampiro – então pode ser bem bacana ler o livro e depois assistir ao filme, ainda no mês de outubro.
Deixe um comentário