A norma ABNT de trabalhos acadêmicos (NBR 14724) acabou de ser atualizada! Sua versão anterior data de 2011 e nesse dia 16/12/2024 um novo documento foi divulgado com algumas modificações.
Mas calma, não precisa se desesperar, as alterações foram sutis e neste post vou explicar as principais mudanças.
A nova norma já está valendo?
Sim! A ABNT informa em seu documento que a nova versão cancela a anterior.
Mas, atenção, vale lembrar que o manual de estilo de trabalhos acadêmicos da sua instituição pode divergir da ABNT e demora um tempo até que ele seja atualizado.
Por isso, sempre confira o manual da sua instituição e, se a dúvida persistir, converse com o seu orientador.
Principais mudanças da norma ABNT de trabalhos acadêmicos
Informações na capa
Cidade e ano: pequenas modificações textuais foram feitas a fim de clarificar a informação que já existia.
A cidade e o ano que constam na capa devem corresponder ao local da instituição onde o trabalho será entregue e ao ano da entrega (não ao local de realização da pesquisa ou ano de realização).
Ficha catalográfica
Nos trabalhos impressos, a ficha catalográfica deve ser inserida no verso da folha de rosto.
Com o aumento das entregas digitais de trabalhos, a ABNT adicionou diretrizes para a colocação da ficha catalográfica nesse tipo de trabalho, já que não há distinção entre frente e verso.
Na atualização: “Em formato eletrônico, os dados internacionais de catalogação na publicação devem constar imediatamente após a página de rosto”.
Epígrafe
A mudança veio para dar mais informações sobre a colocação e formatação da epígrafe.
COMO ERA
“Elemento opcional. Elaborada conforme a ABNT NBR 10520. Deve ser inserida após os agradecimentos. Podem também constar epígrafes nas folhas ou páginas de abertura das seções primárias.”
COMO FICOU
“Elemento opcional. Deve ser inserida após os agradecimentos. A epígrafe pré-textual não precisa ser conforme 5.5.
Podem também constar epígrafes, que devem ser conforme 5.5, nas folhas ou páginas de abertura das seções primárias.”
- O item 5.5 diz respeito à norma de citações. Ou seja, na prática, você tem mais liberdade para formatar a epígrafe após os agradecimentos e antes do início do corpo do seu trabalho, mas deve respeitar a norma de citações ao incluir epígrafes no início das seções do seu trabalho.
Listas de ilustrações e tabelas
A diferença é estética. Se antes o título da ilustração e tabela era separado da paginação por espaços em branco, agora deve ser separado por uma linha pontilhada.
Elementos textuais
A nova norma ABNT de trabalhos acadêmicos esclareceu que as partes do seu trabalho devem ser chamadas de seções, e não de capítulos. Veja o trecho que diz isso:
Na atualização: “O trabalho acadêmico não pode ser dividido em capítulos; deve ser organizado em seções”.
- Então, da próxima vez que fizer referência a alguma parte do seu trabalho, escreva “na seção…” e não “no capítulo…”.
Referências de anexos
Caso algum anexo tenha referências, a ABNT informa que elas devem constar no próprio anexo sob a forma de nota de rodapé ou sob a forma de uma lista específica. Você não deve adicioná-las na sua lista de referências.
Na atualização: “As referências de Anexo, se houver, devem constar no próprio elemento em nota de rodapé ou constituir lista específica”.
Formatação de títulos de apêndices e anexos
Foi acrescida a seguinte informação sobre a formatação dos títulos dessas seções:
Na atualização: “O destaque tipográfico (negrito, itálico ou sublinhado) deve ser o mesmo da seção primária”.
Além disso, houve uma mudança significativa no exemplo apresentado:
COMO ERA
APÊNDICE A — Avaliação numérica de células inflamatórias
COMO FICOU
APÊNDICE A — AVALIAÇÃO NUMÉRICA DE CÉLULAS INFLAMATÓRIAS
Localização dos títulos das seções
A norma esclareceu a localização das seções primárias do trabalho, que devem começar sempre em nova pagina, ou, no caso de trabalhos com frente e verso, sempre na frente da folha. Vamos ver como ficou o texto:
Na atualização: “Para trabalhos apresentados em anverso e verso, os títulos das seções primárias devem começar em página ímpar (anverso). Para trabalhos apresentados apenas no anverso, os títulos das seções primárias devem começar em nova página”.
Formatação da dedicatória e da epígrafe
O novo documento forneceu diretrizes para a formatação do alinhamento dos referidos elementos pré-textuais.
Na atualização: “Recomenda-se que a dedicatória e a epígrafe sejam digitadas ou datilografadas com alinhamento do meio da mancha gráfica até a margem direita, na parte inferior da página”.
Paginação
Foi adicionada uma informação sobre contar ou não a folha com a ficha catalográfica.
Na atualização: “O verso da folha de rosto, que contém os dados internacionais de catalogação, não pode ser contado ou numerado”.
Equações e fórmulas
A norma ficou mais completa. Segue o trecho completo com a informação acrescida em negrito:
Na atualização: “Para facilitar a leitura, recomenda-se que as equações e fórmulas sejam destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Nas menções subsequentes, pode-se utilizar somente o número. Na sequência do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices, entre outros)”.
Ilustrações
Informação da fonte: a atualização informa que, após a ilustração, a fonte consultada deve ser indicada seguindo as normas ABNT de citação, NBR 10520. No caso de ilustrações produzidas pelo próprio autor, essa informação deve ser indicada da seguinte forma:
- “Elaborado pelo próprio autor”, ou “elaboração própria”, ou “o próprio autor”.
Alinhamento das informações: a norma indica que todas as informações (tipo, número, título, fonte, legenda, notas etc.) devem acompanhar as margens da ilustração.
- Atenção: o exemplo apresentado no documento está diferente do apontamento das normas, com o título centralizado, resta aguardar se a ABNT emitirá uma errada a esse respeito.
Tabelas
A atualização da normatização das tabelas segue a mesma linha das ilustrações, devendo a fonte ser indicada segundo as normas de citação da ABNT e, no caso de tabelas produzidas pelo próprio autor, isso deverá ser informado conforme as sugestões mencionadas no tópico acima.
Para saber mais sobre normas ABNT e escrita acadêmica
Se você está escrevendo um trabalho acadêmico, não deixe de conferir este post com sugestões de práticas para melhorar a sua escrita científica.
E se você quer saber mais sobre as normas ABNT, confira os posts que já publiquei sobre o assunto:
Deixe um comentário