Como citar e referenciar livros e capítulos nas normas ABNT

Citar e referenciar corretamente livros e capítulos nas normas ABNT é essencial para dar credibilidade e profissionalismo a qualquer trabalho acadêmico, pois além de evitar o plágio, a formatação correta permite que leitores e avaliadores localizem facilmente as fontes utilizadas.

Neste post, você aprenderá o passo a passo para aplicar as normas ABNT em citações e referências de livros e capítulos, facilitando o processo de escrita e garantindo que seu trabalho siga os padrões acadêmicos exigidos.

Ao longo do post compartilho os exemplos mais comuns de citações e referências, mas se você quiser consultar a ABNT na íntegra, as normas de citação e referência são diferentes:

Quando citar o livro todo e quando citar um capítulo específico

Aqui é simples: se, no seu trabalho acadêmico, você usou apenas um capítulo do livro, cite o capítulo, mas, se usou múltiplas partes do livro, cite o livro todo.

Agora, se o livro que você usou tiver capítulos com autores diferentes e você citou múltiplos capítulos, cite e referencie cada um deles separadamente.

Citar e referenciar livros segundo as normas ABNT

O modelo

Segundo a ABNT, os elementos essenciais que devem estar contidos na referência de um livro são:

  • autor;
  • título;
  • subtítulo (se houver);
  • edição (se houver);
  • local de publicação;
  • editora;
  • ano de publicação.

E eles devem estar organizados conforme o modelo:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade: Editora, ano.

Preste atenção aos seguintes elementos:

  • O sobrenome do autor é escrito em letras maiúsculas, enquanto o nome pode ser escrito tanto por extenso (em minúsculas) quanto abreviado.
  • O título deve ser escrito em negrito (ou itálico), mas o subtítulo não deve ser destacado.
  • Repare que o subtítulo é escrito com inicial minúscula após os dois-pontos.
  • Quando houver mais de um autor, os nomes devem ser separados com ponto e vírgula (;), como veremos adiante.

Citações e referências com até três autores

Enquanto o modo para se escrever os dados do livro é sempre igual, a forma de se escrever o nome dos autores pode variar segundo a quantidade. Até três autores, escreve-se o nome de todos na citação e na referência.

Referências:

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.

CUNHA, C. F. C.; CINTRA, L. F. L. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.

Citações:

(Han, 2017) | Han (2017)

(Cunha; Cintra, 2016) | Cunha e Cintra (2016)

Citações e referências com quatro ou mais autores

Quanto temos quatro autores ou mais, a ABNT torna facultativa a escrita de todos os nomes. Pode-se escrever o nome do primeiro autor seguido da expressão et al. (em itálico, com ponto-final apenas no fim da expressão).

Vamos de exemplo extraído direto das normas ABNT, pois é bem difícil encontrar um livro com tantos autores:

Referências:

URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

TAYLOR, Robert; LEVINE, Denis; MARCELLIN-LITTLE, Denis; MILLIS, Darryl. Reabilitação e fisioterapia na prática de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008.

Citações:

(Maciel et al., 2019) | Maciel et al. (2019)

(Maciel; Brum; Del Bianco; Costa, 2019) | Maciel, Brum, Del Bianco e Costa (2019)

Atenção: há uma contradição nas normas ABNT!

Enquanto a norma de citações NBR 10520-2023 indica que “[…] pode ser citado o primeiro autor seguido da expressão et al., embora na referência constem todos os autores” (p. 6), a norma de referências NBR 6023-2018 afirma: “Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos. Permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al.” (p. 35).

Dá para entender? Não dá, né?!

O que eu recomendo: faça a supressão nas citações e sempre escreva o nome de todos os autores nas referências. Assim não tem como errar e você ainda dá os devidos créditos a todos os envolvidos na escrita do livro!

Casos específicos da citação e referência de livros nas normas ABNT

Até agora, os exemplos que dei foram de livros físicos com um ou mais autores, mas esse não é o único tipo de livro existente na classificação da ABNT. Podemos ter livros on-line, livros organizados e por aí vai.

Pensando nas especificidades dessas referências, a ABNT criou diretrizes para cada uma delas. É disso que trataremos agora.

Livros digitais e/ou disponíveis on-line

Quando a obra referenciada estiver em formato digital, deve-se indicar isso adicionando o formato de mídia no fim da referência. Vou usar como referência o último livro que li no kindle unlimited.

Referência de livro digital:

YOUNG, Scott. Ultra-aprendizado: domine habilidades valiosas, seja mais esperto que a competição e dê um impulso na sua carreira. Rio de Janeiro: HarperCollins, 2021. E-book.

Para livros on-line, como aqueles que você pode pegar emprestado na BibliON ou no Internet Archieve, por exemplo, a referência deve conter a URL do livro no site e a data em que você acessou o link pela última vez. Vamos ver como fica:

Referência de livro on-line:

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018. E-book. Disponível em: https://biblion.odilo.us/info/no-enxame-perspectivas-do-digital-00907882. Acesso em: 18 nov. 2024.

A citação é igual a do livro físico, a não ser que você queria fazer uma citação direta e o livro digital não tenha indicação de página. Nesse caso, se houver um número localizador (como é recorrente no kindle), você pode indicá-lo usando a expressão: local. + número.

Citação direta de livro sem página, com localização:

“Aprendizado passivo gera conhecimento. Prática direta gera habilidade” (Young, 2021, local. 87).

E se a fonte não oferecer nenhum tipo de paginação ou localização, apenas omita essa informação na hora de citá-la diretamente.

Livro organizado

Quando o livro é uma coletânea composta por obras de vários autores e na capa vier apenas a indicação de quem o organizou, deve-se usar o nome do responsável pela obra como um todo, seguido pela abreviação de sua função entre parênteses. As mais comuns são: organizador (org.) e editor (ed.).

Note que a abreviação deve estar em letras minúsculas.

Referência de livro organizado:

JACÓ-VILELA, A. M.; DEGANI-CARNEIRO, F.; VASCONCELLOS, M. A. G. N. T. (orgs.). Clio-Psyché: História da psicologia e suas críticas. Curitiba: CRV, 2021. (História, Psicologia, Sociedade, v. 2).

Nessa referência, o livro faz parte de uma coleção, sendo o segundo volume. Segundo as normas ABNT, a indicação de coleção deve vir ao final da referência, entre parênteses.

Atenção: normalmente, ao citarmos e referenciarmos esse tipo de obra, o ideal é usarmos o modelo de capítulos de livros, para dar os devidos créditos aos autores das ideias que estamos mencionando, mesmo citando múltiplos capítulos do livro.

Claro que, se você estiver mencionando a obra em seu aspecto geral, por exemplo, “a obra x trata do assunto y pela perspectiva z” aí é valido usar este modelo de referência que estamos aprendendo.

Livro com indicação de tradução

A indicação da tradução não é obrigatória, mas pode ser bastante importante no caso de obras clássicas, quando há traduções e tradutores consagrados. Escolher uma determinada tradução é escolher uma leitura específica da obra, que você indica ao leitor do seu trabalho ao mencionar o nome do tradutor ou tradutora.

Referência com indicação de tradução:

SÓFOCLES. A trilogia tebana: Édipo rei, Édipo em Colono, Antígona. Tradução: Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

Citar e referenciar capítulos de livros segundo as normas ABNT

Quando você consulta apenas um capítulo específico de um livro, o ideal é referenciar apenas o capítulo usado. Assim como quando você consulta um capítulo cuja autoria é diferente da autoria do livro completo. Vamos ver esses dois casos a seguir.

Como este tipo de referência é mais complexo, primeiro irei apresentá-lo e, em seguida, mencionarei os pontos nos quais deve prestar mais atenção, ok?!

Citar e referenciar um capítulo escrito pelo mesmo autor do livro

Referência:

FREUD, S. O poeta e o fantasiar. In: FREUD, S. Arte, literatura e os artistas. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 53-68.

Citação:

(Freud, 2015) | Freud (2015)

Veja que:

  • O título do capítulo citado não fica destacado.
  • Após a inserção do capítulo, deve-se adicionar a expressão “In” em itálico para indicar que ele faz parte de uma obra.
  • Repete-se o nome do autor.
  • É o título da obra que fica destacado em negrito ou itálico.
  • A paginação do capítulo deve ser indicava e é inserida no fim da citação.

Citar e referenciar um capítulo escrito por um autor diferente do autor do livro

Este exemplo ocorre muito em livros organizados, mas muitos livros têm introdução ou prefácio escritos por um outro autor que não o do livro. Nestes últimos casos, você também pode usar o modelo que irei lhe apresentar.

Referência:

VERNANT, Jean-Pierre. Tensões e ambiguidades na tragédia grega. In: VERNANT, Jean-Pierre; VIDAL-NAQUET, Pierre. Mito e tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Brasiliense, 1988. p. 19-40.

Citação:

(Vernant, 1988) | Vernant (1988)

  • Na hora de escrever a citação, basta mencionar o autor do capítulo. Não é necessário fazer menção à autoria do livro. Note que nas referências, a entrada iniciou pela autoria do capítulo.

Essas são as principais formas de citar e referenciar livros e capítulos de livros nas normas ABNT, mas não são as únicas. Para conferir todas as possibilidades de referências, não deixe de baixar e conferir as normas na íntegra. O link está no início do post.

E, se ficou com alguma dúvida ou se precisa de ajuda com uma referência específica, deixe um comentário abaixo que irei te ajudar!


Comentários

2 respostas para “Como citar e referenciar livros e capítulos nas normas ABNT”

  1. Avatar de Elaine Cristina Iacida Soriano
    Elaine Cristina Iacida Soriano

    Gostei muito , obrigada

    1. Oi, Elaine! Fico feliz que tenha gostado 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *