Como foi o meu primeiro semestre cursando Letras na Uninter

Gramática em cima de uma mesa com o título Nova gramática de português contemporâneo

Por que a Uninter

Bem, o primeiro aspecto importante é que esta não é a minha primeira graduação. Tenho graduação, especialização e mestrado na área da Psicologia. Acabei enveredando para a área de revisão acadêmica e, por gostar muito das experiências, decidi fazer uma transição de carreira, aprofundando meus estudos por meio da graduação em Letras.

Sendo assim, eu estava buscando características muito específicas no curso:

  • Precisava ser um bacharelado e não uma licenciatura.
  • Precisava caber na minha rotina de trabalho.
  • Precisava contemplar os conhecimentos quee busco dentro da área de revisão.

Além disso, como eu tenho um histórico no campo da pesquisa acadêmica, também estava buscando uma universidade com incentivo à pesquisa para adquirir experiência na área e, quem sabe, fazer um doutorado futuramente em Letras.

A minha preferência era por um curso presencial, mas, infelizmente, não havia na minha cidade nenhum bacharelado em Letras, apenas licenciatura. Então tive que começar a procurar opções EaD e foi aí que encontrei o curso de Letras na Uninter.

Analisando as opções de bacharelados

Na verdade, encontrei muitas opções. Porém, sempre fui muito desconfiada do EaD e do ensino particular (falo mais sobre isso no tópico sobre as primeiras impressões do curso). Por isso, tive muita dificuldade de confiar nos cursos que encontrei. Será que eram cursos sérios mesmo?

Aí começou o processo de analisar a grade de cada curso, os sites das universidades e até a opinião de algumas pessoas por vídeos no YouTube.

Mas o que me chamou a atenção mesmo na Uninter foi que ela tinha incentivo à pesquisa, pois encontrei informações sobre iniciação científica e sobre alguns grupos de pesquisa coordenados por professores da instituição. Vi que tinham muitos eventos organizados pela universidade e até periódicos próprios, e isso foi um grande diferencial.

Ao analisar a grade de disciplinas, vi que existiam disciplinas dedicadas tanto à prática da revisão quanto da tradução (outra área na qual tenho interesse) e aí foi fácil tomar a decisão pelo curso da Uninter.

A estrutura do curso da Uninter

Unidades Temáticas de Aprendizagem

Os cursos da Uninter são compostos por Unidades Temáticas de Aprendizagem (UTAs). Diferentemente dos cursos de graduação que estou habituada, que funcionam por semestres, durante o curso da Uninter estudamos 3 UTAs por ano, isto é, nossos períodos duram quatro meses ao invés de seis.

Cada UTA se divide em duas fases, cada qual com dois meses de duração, sendo que cada fase conta com duas disciplinas. Na prática, nós só temos acesso às duas disciplinas da fase atual (bem como àquelas que já cursamos) e temos dois meses para concluirmos todas as atividades referentes a elas.

Acho isso uma grande vantagem porque a organização pode ser um problema em um curso 100% EaD. Tendo apenas duas disciplinas para cursar por vez, acabamos nos dispersando menos e, quem tem que conciliar com trabalho ou outra atividade, tem a sensação de que é bastante possível cumprir os requisitos mínimos para passar nas disciplinas sem se sobrecarregar.

Formato das disciplinas e das avaliações

Como já mencionei, temos que cursar quatro disciplinas a cada UTA.

Cada disciplina é composta por seis vídeo-aulas, de mais ou menos 1h. Como materiais, também temos acesso aos slides de cada aula em PDF e, na maior parte das disciplinas que cursei até agora, a textos de cada aula, também em PDF, com boa parte do conteúdo passado nas aulas. Além disso, muitas disciplinas têm um livro-base que você pode acessar gratuitamente pela biblioteca virtual Liberi.

Parece muita coisa para estudar, né?! Mais adiante eu comento como me organizei para estudar todos esses materiais. Assim, se você tiver interesse ou estiver cursando a Uninter, pode se inspirar no meu método para se organizar também.

Com relação às avaliações, até agora tive contato com três modalidades:

  • Atividades pedagógicas on-line (APOLs);

  • Prova objetiva;

  • Prova discursiva.

Todas essas modalidades contam juntas para compor a sua nota final.

As APOLs são atividades de múltipla escolha que você pode realizar com consulta. Elas são divididas em 1 e 2, sendo que a 1 contém perguntas sobre as três primeiras aulas e a 2 sobre as três últimas.

Vale destacar que as perguntas podem se referir tanto às aulas gravadas, ao livro-base ou aos textos das aulas. Por isso é importante estudar todo o material disponibilizado!

Você pode realizar até três tentativas para chegar à nota máxima e elas ficam abertas durante o primeiro mês da fase. Após as APOLs, vem o período de provas, também disponível por um mês.

A prova objetiva é muito similar às APOLs, com dez perguntas a serem respondidas. Você também tem chances extras e pode realizar até três tentativas além de receber o resultado na hora.

Já a prova discursiva conta com apenas uma tentativa e você tem que esperar alguns dias pelo resultado, até a prova ser corrigida. Mas ela também não é um bicho de sete cabeças, pois você tem acesso a quatro questões e precisa escolher apenas duas para responder, então pode escolher aquelas que tiver mais domínio!

Antigamente as provas eram presenciais, mas, com a pandemia, tudo passou a ser on-line. No início do ano de 2024, as provas voltaram a ser presenciais, mas com modificações. A cada UTA, determinados cursos devem realizar as provas no Polo. Mas tudo é avisado com antecedência por e-mail para nos prepararmos.

Na modalidade on-line, é necessário ligar a câmera e o microfone no momento da realização das provas.

Atividades complementares

No início, fiquei um pouco confusa com a questão das atividades complementares porque a Uninter tem dois tipos de atividades obrigatórias para além das disciplinas e dos estágios:

  • As atividades complementares;

  • E as atividades extensionistas (abordadas no próximo tópico).

Assim que iniciamos o curso, a distinção entre esses dois tipos de atividades não fica muito clara, nem mesmo lendo o Projeto Pedagógico do curso!

Mas isso não é um problema, pois ao começarmos o segundo módulo, tudo é explicado. Aparecem disciplinas no nosso AVA tanto para as atividades complementares quanto para as extensionistas, e há vídeos explicando exatamente como proceder para validar as horas complementares.

Em relação às atividades complementares, ao total temos que completar 200 horas de atividades. Cada módulo conta com 2 disciplinas chamadas “Atividades Acadêmicas Científico-Culturais”, cada uma com carga horária de 10 horas.

Apesar de ser possível completar essas disciplinas a qualquer momento da graduação, estou me programando (e recomendo que quem curse a Uninter faça o mesmo) para realizar as atividades complementares junto com o módulo delas, assim nada fica acumulado.

Basicamente, o nome é bem autoexplicativo. As atividades complementares são atividades extras que temos que fazer e que podemos escolher livremente, ou seja, elas não precisam ser feitas na Uninter. Podem ser:

  • Participação em eventos, palestras;

  • Cursos;

  • Publicação de artigos, capítulos de livro etc.

A Uninter oferece muitas atividades com certificação de horas e, algo que gosto bastante, elas aparecem como pop-ups sempre que entramos no AVA, o que facilita nos inteirarmos sobre o que está acontecendo na universidade e escolhermos os eventos que mais nos interessam!

Também deixei na seção de como estou me organizando para a faculdade uma lista de outros sites que consulto regularmente para atender a eventos e fazer cursos oferecidos por outras universidades.

Já fiz tanta coisa que provavelmente estou me aproximando da metade da carga horária exigida! As 200 horas podem parecer assustadoras, mas não são difíceis de atingir.

Atividades extensionistas

As atividades extensionistas também são mais bem explicadas no início do segundo módulo do curso. Então eu descobri que – aí, sim, – essas atividades são proporcionadas pela própria Uninter.

Há dois tipos de atividades, ambas aparecem como disciplinas:

  • Temas Integradores

  • Diversidade Profissional, Cultural e Social

A primeira atividade contempla da 1ª até a 6ª UTA, já a segunda inicia na 7ª UTA e vai até a 12ª UTA.

Por essa razão, tive acesso apenas à primeira atividade, sobre a qual posso falar melhor. Ela funciona exatamente como uma disciplina, contando com seis aulas e cada aula equivalendo a uma atividade diferente, com vídeos e material de leitura. Ela pode ser feita ao longo do curso, mas as aulas vão sendo liberadas ao longo do ano, conforme acontecem os eventos do Global Meeting Uninter. É preciso realizar uma atividade de múltipla escolha para cada aula a fim de conseguir a aprovação na disciplina.

Já sobre a segunda atividade, sei que é preciso participar do projeto do curso, no caso de Letras se chama Rio de Estórias, e entregar um relatório que conta como a avaliação. Futuramente venho atualizar esta parte com mais detalhes sobre a disciplina!

Monitoria e Iniciação Científica

Algo muito legal da Uninter e que considero um diferencial nas faculdades EaD é a possibilidade dos alunos realizarem monitoria nas disciplinas ou uma Iniciação Científica.

Mais uma vez, é algo muito bem divulgado pela Uninter. Assim que entrei no curso, no fim do ano passado, estavam disponíveis no meu AVA os processos seletivos para monitoria de algumas disciplinas. Infelizmente não pude participar por estar ainda no primeiro módulo, mas foi possível ter uma ideia de como é o processo seletivo.

Há uma avaliação que envolve o conteúdo da disciplina da qual o aluno quer ser monitor, além da análise do Lattes e da carta de intenção escrita pelo aluno, na qual ele ou ela diz do seu interesse em realizar a monitoria.
Já em relação à Iniciação Científica, ainda não tive acesso a nenhum edital. Mas recentemente a Uninter organizou um evento que falava exatamente sobre isso. Você pode conferir aqui.

A participação também depende da abertura de um edital. Mais notícias sobre as pesquisas em andamento na Uninter, a monitoria e a Iniciação Científica podem ser acessadas pelo site da Coordenação de Pesquisa e Publicações Acadêmicas.

Vale destacar que tanto a monitoria quanto a Iniciação Científica oferecem bolsas de 100% ou 50%, além de permitir a participação voluntária de alunos também. As bolsas funcionam como um abatimento do valor da mensalidade do curso. Bem legal, né?

Disciplinas da primeira UTA

A primeira UTA do curso se chama Fundamentos gerais e é um modo de acolhimento do calouro, para que ele possa se habituar ao funcionamento do curso e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Por isso, três disciplinas preparam melhor essa ambientação e ficam disponíveis sem a necessidade de realizar avaliações:

  • Ambientação Inicial;

  • Orientações para EaD;

  • Língua Portuguesa.

Além delas, temos quatro disciplinas na UTA:

  • Fundamentos teóricos da literatura;

  • Língua portuguesa: classes de palavras;

  • Fundamentos teóricos da linguística;

  • Língua portuguesa: tópicos gramaticais.

Eu adorei todas as disciplinas! Acho que a Uninter começa bem situando o aluno nos fundamentos da língua portuguesa e é ótimo que tenhamos contato com a literatura em conjunto, pois, para aprender o bom português, ler é fundamental.

Todas as disciplinas tiveram a mesma forma de avaliação: APOLs e provas objetiva e discursiva. Mas o material disponível para estudo variou e esse parece ser um padrão da Uninter. Algumas contavam apenas com os textos e slides das aulas, outras não tinham o texto, mas tinham um livro-base acessível por meio do Liberi – um leitor de e-books com as obras publicadas pela editora InterSaberes, que fornece materiais didáticos para a Uninter, e usadas nas disciplinas.

Para ter acesso à grade completa do curso, recomendo acessar a página de apresentação do curso no site da Uninter, inserir os dados para conferir o valor da matrícula, pois aí aparece a possibilidade de baixar um PDF com todas as disciplinas do curso. Até agora não achei essa possibilidade no AVA.

Como estudei para as disciplinas

Vamos relembrar: temos duas disciplinas abertas por fase, durante um período de dois meses dividido em um mês de APOLs e um mês de provas.

Pensei em usar as APOLs como uma forma de revisar e fixar o conteúdo. Por isso, procurei estudar o conteúdo de ambas as disciplinas durante o mês em que era possível realizar as atividades com consulta.

Como algumas disciplinas da UTA tinham muitos materiais disponíveis, escolhi apenas um (por exemplo, as aulas), estudei e fiz as APOLs. Depois fiz o mesmo para a outra disciplina. No mês seguinte, aproveitei para estudar outro material, como os textos ou o livro-base.

Como técnicas de estudo, usei principalmente o método de anotações durante as aulas, marcação de textos e releitura antes das avaliações. As APOLs serviram para praticar a rememoração ativa, que é um excelente método.

Também fiz mapas mentais para algumas disciplinas, principalmente para as primeiras, pois tinham menos coisas para estudar. Os mapas foram úteis nas disciplinas mais teóricas, mas naquelas que cobraram um conhecimento mais prático, como a disciplina de tópicos gramaticais, na qual começamos a fazer análise sintática, achei melhor focar em fazer exercícios.

Nem sempre foi possível estudar todo o material. Às vezes não deu tempo de ler o livro-base, outras vezes os textos das aulas. Mas deu para fazer as avaliações e tirar boas notas mesmo assim!

Uma coisa que achei ruim foi o fato de as APOLs fecharem um mês antes do término das provas. Mesmo tirando nota máxima, podemos repetir as avaliações com consulta para praticarmos nosso conhecimento, então seria legal se elas ficassem abertas durante toda a UTA para seguirmos nos testando.

Como não achei que meu estudo foi super efetivo, isto é, não senti que o conteúdo ficou realmente fixado na memória, para as próximas disciplinas vou focar em fazer mais exercícios por meio das atividades do livro-base e APOLs, e em estudar mais ativamente, porém sendo mais seletiva com o material estudado. Já vi que não dá para estudar tudo, então vou priorizar apenas um e estudá-lo bem.

Primeiras impressões do curso

Conteúdo e duração das disciplinas

Admito que, para mim, o maior estranhamento foi a estruturação do curso em UTAs de quatro meses em vez de semestres tradicionais, com disciplinas que duram apenas dois meses cada.

Sinto que temos pouco tempo para estudar, sobretudo pensando na rotina de quem trabalha (como eu) e tem apenas o início ou fim do dia e os fins de semana para isso. Mas pouco tempo também no sentido de termos pouco contato com o conteúdo, já que é tudo muito rapidinho.

É muito estranho pensar que tenho apenas seis aulas de cada disciplina enquanto, durante a minha graduação anterior, eu tinha provavelmente três vezes mais aulas, ou até mais, pois algumas disciplinas aconteciam dois dias por semana.

Ao mesmo tempo, trabalhando integralmente, não vejo como conseguiria viver no ritmo de uma universidade semestral. O EaD se revelou perfeito para as minhas necessidades e posso fazer as atividades no meu tempo. Então posso apenas estar sofrendo de nostalgia rs.

Apesar de curtas, as aulas das disciplinas foram ótimas. Os professores não apenas apresentaram o conteúdo, mas sempre convidaram os alunos à reflexão e a se aprofundarem nos temas. Também temos acesso a múltiplas perspectivas, já que o livro-base geralmente não é escrito pelos professores do curso, e temos aulas ao vivo com ainda outros professores que trazem novas perspectivas sobre as disciplinas. Cabe a cada um dos estudantes escolher ao que irá se dedicar no transcorrer dos estudos.

Avaliações e grau de dificuldade

O curso oferece muitas oportunidades para o aluno, permitindo a repetição tanto das APOLs quanto da prova objetiva. Além disso, podemos escolher as questões discursivas que vamos responder. Maravilha, né?

Antigamente, quando escolhi cursar minha primeira graduação em uma universidade pública, eu tinha muito preconceito contra as universidades particulares. Achava que não ensinavam direito, que faziam as vontades dos alunos e muitas outras coisas que ouvi por aí dos professores do colégio e depois dos da própria universidade pública.

Mas a verdade é que nós, alunos, somos responsáveis pela nossa formação. Eu me decepcionei ao descobrir que o ensino público não era tão perfeito quanto imagina ou quanto me contaram. Então, ao ingressar na Uninter, já estava, digamos que, “vacinada” contra essa ideia. Mais importante do que a dificuldade de um curso são as oportunidades que ele nos dá e aquelas que buscamos para além das paredes – imaginárias ou não – da nossa universidade.

As chances e o ritmo proporcionado pela Uninter se mostraram perfeitos para a minha realidade e para a realidade de quem tem pouco tempo no dia a dia para estudar. Ao mesmo tempo, não acho que isso exime o aluno do esforço do estudo ou facilita em excesso. Ao contrário, por conta dos prazos – há sempre uma avaliação “logo ali” –, somos movidos a estudar constantemente.

Como estou me organizando para a faculdade

A primeira coisa que fiz foi baixar o Plano Pedagógico do curso e os demais materiais disponíveis que tratam do funcionamento do curso e dos requerimentos necessários para os alunos se formarem.

Então, criei uma página no Notion dedicada ao curso, com todas as informações importantes como:

  • Quadro com todas as disciplinas do curso separadas pelos módulos.

  • Quadro com as disciplinas do módulo atual.

  • Lista com todas as atividades a fazer relacionadas à universidade mais um calendário com todos os prazos importantes.

  • Tabela para adicionar as atividades complementares que for cursando e ter um controle da carga horária que cursei e que ainda preciso cursar.

Além de checar regularmente a página no Notion e os compromissos, entro quase todos os dias no AVA porque ele avisa quando há novos eventos. Além disso, sempre confiro a página de notícias e de eventos da Uninter.

Também entro semanalmente em outras páginas para acompanhar eventos e cursos de outras faculdades:

Por enquanto, é só!

Ufa, que post longo! Queria compartilhar a minha experiência, mas acabou se tornando um guia sobre a própria Uninter e o ensino EaD.

Se você chegou até aqui, pode ser que esteja pensando em entrar na Uninter ou começar uma graduação EaD. Espero que este post te ajude a tomar uma decisão e a entender melhor o funcionamento da universidade!

Se quiser acompanhar a minha saga na Uninter, o post sobre o segundo semestre já está disponível: Como foi o meu segundo semestre cursando Letras na Uninter.

Cursar uma graduação não é moleza, seja na modalidade que for, mas é uma experiência muito satisfatória.

Se quiser trocar experiências, tirar dúvidas ou fazer qualquer comentário, é só entrar em contato.

Desejo boa sorte na sua trajetória acadêmica!


Comentários

6 respostas para “Como foi o meu primeiro semestre cursando Letras na Uninter”

  1. Avatar de Vitória Regiane
    Vitória Regiane

    Oi adorei seu blog!Estou cursando Pedagogia na Uninter .Você pode enviar o template do notion?

    1. Oi, Vitória!!
      Que legal que está na Uninter também! Está gostando?
      Não tenho como enviar o exato template que criei porque as tabelas são integradas a outras partes do meu planner, mas vou compartilhar o link de um template que fiz há muito tempo e que segue o mesmo padrão.
      Fiz umas adaptações para as especificidades da Uninter. Espero que te ajude! Só clicar abaixo.
      Template de controle de curso e disciplinas

  2. Oi Rafaella! Tudo bem?! Me chamo Thifane, encontrei o seu blog por acaso e amei muito! Pretendo iniciar o curso de Letras – Inglês na Uninter em 2025 e seu texto me ajudou demais. Tenho uma história meio confusa com a graduação, mas em resumo, eu cursava Psicologia (presencialmente) em uma excelente faculdade aqui em Minas, com a pandemia desisti do curso. Por já falar inglês e ter morado fora, comecei a ensinar inglês como um “bico” e acabei me apaixonando pela área da educação. Agora, quero me profissionalizar, procurei um curso de letras/ inglês onde moro e não consegui encontrar uma faculdade que me atendesse nos quesitos localização, horários e valores. Para tentar uma pública, teria que esperar mais um ano para poder fazer o Enem e eu não gostaria de “perder” mais esse tempo, além de que eu já trabalho integralmente e conciliar tudo seria complicado. Pesquisei muito e encontrei a Uninter. Porém confesso que também tinha/ tenho preconceito com cursos Ead, 😅 por já ter ouvido falar sobre a qualidade do ensino e coisas do tipo, além de sempre ter me preocupado com o nome da faculdade, por achar que isso faz muito diferença no currículo. Porém pesquisando na internet, encontrei muitas coisas positivas sobre a Uninter e até me surpreendi.
    Pergunta sincera, você acha que com dedicação e comprometimento com meus estudos, consigo me formar uma profissional capacitada pela Uninter?
    Sei que é difícil responder uma pergunta assim rs, mas adoraria saber a opinião de uma pessoa capacitada como você e que também está tendo experiência com a Uninter.
    Desculpe ter me estendido tanto e agradeço se eu receber uma reposta! ☺️

    1. Oi, Thifane, espero que esteja bem! Fico feliz que o texto tenha te ajudado e agradeço por compartilhar um pouquinho da sua história comigo!
      Olha, eu diria que o nome da faculdade faz diferença, sim, mas sobretudo para quem está iniciando em uma área, buscando o primeiro estágio/emprego e tem um currículo mais “cru”, o que não é o seu caso.
      Você tem experiências excelentes, já morou fora e já atuou na área, mesmo que informalmente. Então eu tenho certeza de que você já tem muita bagagem e vai conseguir aproveitar tudo o que o curso da Uninter tem para oferecer por ter uma ideia, pela prática, do que você já sabe, do que precisa aprender melhor e de como as coisas funcionam para além da teoria.
      Em termos de capacitação profissional, sendo bem sincera, eu não acho que a instituição seja o mais importante. Eu tenho um certo lema que é: “Você é responsável pela sua formação”, e é nisso que acredito. A Uninter é o tipo de instituição que, se você quiser fazer o mínimo apenas para ter um diploma, você passa nas disciplinas, mas que, se você quiser construir um currículo de excelência, ela vai te dar todas as oportunidades e ferramentas também, cabe a você pesquisar, perguntar, mostrar interesse, exatamente como fez aqui!
      Então, por exemplo, todo fim de ano eles lançam edital para o programa de monitoria, que envolve um contato direto com professores, grupos de pesquisa da faculdade, alunos, em uma experiência próxima à docência. É uma ótima oportunidade para você adquirir as habilidades necessárias para a sua área de atuação e ainda aprimorar o currículo, pois eles emitem certificado de participação. O mesmo vale para a pesquisa acadêmica. Além disso, sempre tem algo acontecendo na faculdade, aulas ao vivo, programas de desenvolvimento de carreira e soft skills, oportunidades de intercambio… esses dias descobri um programa chamado “Café com a diretora”, no qual você participa de uma reunião com a diretora da faculdade para discutir temas diversos e tirar dúvidas. São múltiplas oportunidades de networking, o que, além de ser superimportante, não é tão comum no EaD.
      Fora as oportunidades internas da faculdade, o que mais vai te capacitar e te ajudar a crescer na profissão são as suas experiências práticas. Eu não sei exatamente quais são as suas possibilidades no momento, já que você falou que trabalha integralmente, mas se for possível para você, aproveite as oportunidades de estágio ao máximo, ou procure ter um ou dois alunos particulares de inglês para manter um contato contínuo com a prática e mantê-la atualizada no currículo.
      No mais, você pode complementar a sua formação principal com outras formações em universidades públicas. Eu já consegui fazer alguns cursos de extensão gratuitos e online na UFRJ e UnB, além de diversos cursos livres em outras instituições públicas. Vale a pena acompanhar os sites das universidades e dos cursos específicos, os canais deles no YouTube e seguir pessoas da sua área no Instagram, pois normalmente os eventos são bem divulgados por lá.
      Basicamente, é isso! E, pelo contato que já tive com alunos nas minhas experiências anteriores, posso dizer com tranquilidade que você com certeza vai conseguir se formar uma profissional ainda mais capacitada do que já é. Dedicação e comprometimento são tudo, e, pela sua pergunta, você já demonstrou que tem essas qualidades. Então, não se preocupe.
      Peço desculpas também pela resposta longa e espero ter ajudado. Se precisar de mais informações ou quiser trocar ideias sobre a Uninter, fique à vontade para entrar em contato.
      Desejo muito sucesso no seu percurso acadêmico e profissional! 😊

      1. Avatar de Thifane

        Oi Rafaella!! Muuuito obrigada pela resposta, de fato me ajudou e me encorajou muito! Ah, esqueci de explicar direito 😅 mas quando eu disse que já “trabalho integralmente” é na área mesmo! Trabalho dando aulas de inglês tanto em escolas de idiomas quanto aulas on-line, e acredito que esse seja mais um fator que possa contribuir muito pra minha formação! Enfim, estou muito empolgada com essa nova jornada, e agora, acreditando mais que nunca que posso realmente me formar uma profissional excelente se eu quiser. Obrigada pelas informações e pela mensagem inspiradora Rafa! Espero poder trocar mais ideias com você em breve! Feliz 2025! ✨

        1. Que bom, Thi! Se já está trabalhando na área, então vai arrasar mais ainda! Também fiquei muito empolgada por você! Vamos seguir trocando ideias sobre a Uninter e nossa área de Letras, sim! Se quiser, me segue lá no Instagram @rafaellapesquisa. Está meio parado agora, mas pretendo retomar as atividades este ano e é mais fácil conversarmos por lá 😊 Feliz 2025 para você também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *