Recursos

Esta é uma página em permanente atualização onde compartilho os recursos que mais me ajudaram – e ainda ajudam – na minha trajetória acadêmica.

Bibliotecas on-line

Quem faz pesquisa às vezes tem que consultar múltiplos livros de uma vez. Agora imagina só comprar todos esses livros para usar apenas um trecho ou outro. Não dá, né?! Por isso, as bibliotecas on-line são, na minha opinião, revolucionárias. Elas permitem o acesso a uma infinidade de livros gratuitamente e ajudam demais quem precisa estar constantemente consultando diversos materiais!

Internet Archieve é um site excelente que conta com milhares de livros gratuitos em diversos idiomas, mas principalmente em inglês. Se você trabalha com um material mais antigo, as chances de encontrá-lo lá são muito grandes!

BibliON é a biblioteca on-line de São Paulo. Ela tem diversos títulos de todas as áreas, além de muitos livros literários, e funciona como qualquer biblioteca: você pode pegar uma quantidade limitada de livros emprestados por vez e tem um prazo para lê-los e devolvê-los. Uma coisa muito legal é que você pode sugerir títulos para a biblioteca aquirir. Funciona de verdade, eu já sugeri vários e muitos foram adicionados ao catálogo!

Dicionários

Houaiss é o site que eu mais uso no meu dia a dia na hora de escrever e revisar. Para além da consulta do significado dos vocabulários, ele dá muitos exemplos de frases, permite que você confira a regência dos verbos, locuções com a palavra buscada, e ajuda bastante a descobrir se determinadas palavras com prefixo devem ou não ser escritas com hífen.

Aulete é o segundo dicionário que consulto diariamente, principalmente para conferir exemplos de uso de palavras em frases, pois nem sempre o Houaiss dá muitos exemplos, ou quando, mesmo com eles, resta alguma dúvida.

Volp, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, é um site que registra todas as palavras oficiais da Língua Portuguesa. Ele é ótimo para conferir como se escrevem algumas palavras, nos dá variações como o plural, formas adjetivadas ou verbalizadas de uma entrada, além de indicar quais palavras estão dicionarizadas, mas são estrangeiras, assim você nunca mais vai ficar em dúvida se escreve algo em itálico ou não para indicar estrangeirismo.

Para melhorar o português

A gramática para concursos públicos é, na minha opinião, a melhor para se ter como gramática de consulta. Isso porque o professor Fernando Pestana faz um excelente trabalho ao compilar o que os gramáticos dizem sobre as temáticas abordadas, comparando suas opiniões e sintetizando aquilo que é regra e aquilo que é facultativo. Além disso, ela conta com diversas questões de concurso, excelentes para praticar e fixar o aprendizado.