Resenha: Casas estranhas – Uketsu

Foto do livro "Casas estranhas" do autor Uketsu

Lançado em maio de 2025 pela editora Intrínseca, Casas estranhas é o primeiro livro do autor e youtuber Uketsu, que virou um fenômeno da literatura de horror japonesa.

O mote da história é a planta baixa de uma casa que Yanaoka pede ao seu amigo – narrador da história e entendedor de ocultismo – analisar devido a um espaço misterioso, aparentemente sem razão de existir.

No melhor estilo das histórias de detetive e com muitas asas para a imaginação, acompanhamos o narrador e seu amigo especialista em arquitetura na investigação desse pequeno detalhe na planta.

E quando digo “acompanhamos” não é apenas força da expressão. A edição conta com imagens da planta dessa e de outras casas, todas interligadas pela estranheza do modo como foram desenhadas. Assim, podemos analisá-las junto com os investigadores e elaborar em tempo real nossas teorias –ainda que as minhas não tenham sido tão imaginativas quanto as do nosso especialista em arquitetura.

Um mistério em muitas camadas

Uma surpresa positiva foi perceber que, ao contrário do que eu imaginava (influenciada por um spoiler equivocado), o livro não é exatamente de horror. Tem sim coisas bem… estranhas rs, mas o foco da narrativa é a descoberta do mistério em torno das plantas e do quê exatamente se passava no interior daquelas residências.

Conforme avançamos na leitura, novas camadas de interpretação vão sendo adicionadas, o que enriquece a história, mesmo sendo curtinha. O livro ainda conta com reviravoltas, e confesso que fui pega de surpresa e gostei bastante.

E adorei o modo como somos convidados a participar da resolução do mistério. Além das imagens, a narrativa traz algumas informações conflitantes e contraditórias, mas próximas umas das outras, de modo que conseguimos perceber que algo não está batendo. Pouco depois, a explicação para a contradição nos é dada, produzindo aquele satisfatório “Aha! Eu bem havia percebido isso também”.

Ritmo de leitura e final (sem spolier!)

Ao ler comentários sobre o livro, vi que muitas pessoas falaram que enquanto o início é lento, o final é cheio de coisas acontecendo e parece que o autor se apressa em encerrar a narrativa.

Eu, sinceramente, não tive essa sensação. Para mim, a velocidade com a qual os acontecimentos se desenrolaram tem relação com a própria natureza do mistério, que já estava em vias de ser revelado. É verdade que mais ao final somos apresentados a muitas informações, o que pode sobrecarregar nosso raciocínio, por isso deixo duas dicas de leitura:

  1. Leia o livro de uma vez só, assim você não corre o risco de esquecer detalhes importantes;
  2. Não se prenda tanto aos detalhes nem aos nomes, foque nas relações espaciais, de localização, e na relação entre esses nomes mencionados (aqui ficou meio misterioso também, mas é para evitar spoilers, na hora certa você vai entender!!).

A leitura foi muito rápida e imersiva. Li em apenas uma manhã. É um livro perfeito para curar ressaca literária porque não tem como parar de ler!

Eu já estou de olho no outro livro do autor, Imagens estranhas, lançado este ano, mas pela editora Suma. E Casas estranhas teve continuação no Japão, então vamos torcer para que este livro seja um sucesso e o seguinte seja traduzido também.


Ficha técnica do livro

Título: Casas estranhas

Autor: Uketsu

Tradutor: Jefferson José Teixeira

Editora: Intrínseca

Ano: 2025

Nº de páginas: 176

Compre aqui


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *