
Sinopse
Analisar a história da literatura nos oferece a oportunidade de refletir sobre a cultura e os valores de outros povos e de outras épocas, expandindo nossa percepção sobre o mundo e nos transportando mentalmente no tempo e no espaço. Neste livro, mais do que conhecer os autores e as obras mais relevantes de cada período histórico, você conseguirá perceber as características de movimentos como o barroco, o neoclassicismo, o romantismo, o realismo, o simbolismo e o modernismo e poderá estabelecer um diálogo verdadeiro com as obras clássicas, ampliando sua relação com o universo literário. | Novidades desta edição: inclusão e detalhamento de autores que marcaram a história da literatura em diversos períodos e lugares; descrição das características da produção literária brasileira nas décadas de 1980, 1990 e 2000; construção de um panorama da literatura contemporânea no Brasil com a apresentação de informações atualizadas.
Motivação da leitura e da compra do livro físico
História da literatura universal é um dos livros didáticos da Uninter e tive que estudá-lo para a disciplina homônima.
No geral, eu não compro os livros da Uninter, pois livros didáticos costumam ser bem mais caros que os demais, e a universidade disponibiliza a versão digital dos livros na rota de estudos. Porém, não sou muito fã do aplicativo usado na leitura, e sinto falta de ter os livros físicos para grifar e anotar.
Então quando cursei a disciplina de História da literatura e vi o conteúdo do livro, sabia que seria um livro que gostaria que me acompanhasse por mais tempo. Imediatamente busquei edições usadas e encontrei uma em ótimo estado e por um preço bem razoável.
Avaliação do conteúdo
Gente, escrever uma história da literatura universal não é fácil. São mais de dois mil anos a serem consolidados em um ou mais volumes de livros, é preciso um trabalho imenso de seleção e organização.
Além disso, por ser um livro didático, ele segue o mesmo padrão editorial de todos os demais livros: seis capítulos, cada um mais ou menos com a mesma quantidade de páginas, totalizando pouco mais de 300 páginas de conteúdo. Outros livros com a mesma temática são compostos por diversos volumes e facilmente ultrapassam as mil páginas, como o livro de Otto Maria Carpeaux, História da literatura ocidental.
Isso não quer dizer que o conteúdo seja ruim, mas que deve ser avaliado dentro da proposta didática, considerando suas limitações.
Sendo assim, considerei o livro muito bom mesmo! Por isso que decidi comprar a versão física. Ele é bem resumido, mas funciona excepcionalmente bem como uma lista de leitura para aqueles que desejam se aventurar nos clássicos da literatura universal. Evidentemente muita coisa foi deixada de fora e há o viés do que é considerado canônico na área, mas isso não diminui o valor da obra.
Inclusive, ao final do livro, a autora deixou uma lista em ordem cronológica com todas as obras citadas ao longo do texto e ainda outros clássicos importantes, demonstrando que o intuito da obra é mesmo funcionar como uma porta de entrada para o universo literário mundial.
Além disso, para quem quiser se aprofundar teoricamente, além do conteúdo do livro, há uma bibliografia comentada que indica algumas das principais obras para estudar a literatura brasileira e as demais.
Falando em literatura brasileira, o livro se destaca por não se resumir ao período clássico das correntes literárias até o modernismo e trazer obras e autores contemporâneos, até os anos 2000.
Parecer final: vale a pena comprar?
No preço original? Acho que não compensa. Mas se você se interessa por literatura e quer ter um guia de leituras para ir lendo ao longo da sua graduação, acho que vale muito a pena pesquisar edições usadas em um preço acessível e comprar. Principalmente se você for aluno(a) Uninter, pois aí pode aproveitar para estudar para a disciplina usando o livro físico, que é outra experiência, né?!
Ficha técnica do livro
Título: A loja de cartas de Seul
Autora: Baek Seung-yeon
Tradutora: Núbia Tropéia
Editora: Intrínseca
Ano: 2025
N.º de páginas: 256
Compre por este link e apoie o blog!

Deixe um comentário