
A biografia de Edgar Allan Poe
e sua obra
O livro é dividido majoritariamente em duas partes. A primeira dedicada a acompanhar a vida de Poe desde seu nascimento até sua misteriosa morte aos 40 anos de idade. É uma parte que humaniza o escritor, mostra que sua vida foi permeada por dificuldades e tragédias, mas que sua obstinação em escrever o guiava em meio a turbulência dos acontecimentos. Além disso, Bloomfield também nos deixa inteirados das fofocas do século XIX, que eram muitas! Rs. Poe não tinha a personalidade mais cativante, era um homem de ideais firmes e muito crítico, o que adicionou seu nome na lista de inimizades de muitas pessoas, que espalhavam fofocas sobre o autor, dificultando sua vida.
Mas nem só de fofocas negativas vive-se uma vida. Sabia que Poe era galanteador e fazia sucesso com as mulheres? Surpreendente se temos como base apenas suas fotografias soturnas, eu sei, também me espantei! Poe escreveu poemas para diversas de suas amadas inalcançáveis, alguns tornando-se bastante famosos, e conquistou o coração de algumas poetisas com seus talentos literários. No entanto, o escritor estadunidense preferiu casar-se com sua prima, Virgínia, quando ela tinha 13 anos. Apesar do casamento polêmico para os dias atuais, Poe amou Vigínia profundamente e sofreu em igual medida após a tuberculose ter levado sua amada, com apenas 24 anos. Muitos outros fatos engraçadinhos e polêmicos permeiam a primeira parte do livro, então se você se interessou pelo que acabei de contar, é muito provável que goste do livro inteiro.
Já a segunda parte é dedicada à obra de Poe e inclui comentários sobre seus contos e poemas mais famosos e alguns de seus ensaios, inspirações para seus escritos, datas de publicação, curiosidades e a receptividade do público para cada obra. A parte contém, por vezes, longos trechos dos escritos de Poe, então pode ser uma boa porta de entrada para a escolha daqueles cujos trechos mais interessarem. Além disso, nos anexos, temos a tradução de dois dos contos mais famosos do autor “O coração delator” e “O poço e o pêndulo”!
O que eu mais gostei, no entanto, foi o dinamismo do livro e da autora. A linguagem é simples, coloquial, como se a autora estivesse conversando conosco sobre Poe. Além disso, a maioria das páginas contém caixas com fatos, questões, ou comentários de outros autores sobre Poe, sua vida e sua obra. Ao longo do livro também podemos ler fragmentos das cartas de Poe para diversas pessoas, o que possibilita um olhar ainda mais profundo e intimista para a vida do autor! Eu adorei esse detalhe e fiquei com muita vontade de ler sua correspondência completa.

É um livro que recomendo a todos que queiram conhecer mais sobre o autor. Os leitores de longa data e fãs do Poe podem se beneficiar com um mergulho na vida do autor favorito e sua história verdadeira. Tenho certeza de que o aprofundamento na obra, com o pano de fundo da escrita de diversos contos e poemas e o detalhamento do método de Poe irão proporcionar um novo olhar para conhecidos textos.
Além disso, o leitor de primeira viagem terá contato em primeira mão com dois contos do autor, além de diversos trechos de outras obras, que podem lhe despertar o interesse.
Saber sobre o estilo e as temáticas frequentes definitivamente facilitará as leituras futuras, que tenho certeza que serão muitas, pois as premissas dos contos de Poe são fascinantes e é impossível não ter vontade de ler mais de seus trabalhos.
Este é um livro que guardo no coração, pois se antes de sua leitura eu apreciava Poe por sua escrita, agora sinto uma proximidade com o autor, como se fosse um velho amigo. Acho que toda biografia que tiver gerado esse efeito é digna de recomendação!
Ficha técnica do livro

Título: Livro completo de Edgar Allan Poe: a vida, a época e a obra de um gênio atormentado
Autor(a): Shelly Costa Bloomfield
Tradutor(a): Soraya Borges
Editora: Madras
Ano: 2008
Nº de páginas: 254
Para saber mais
Se você se interessa pelas obras de Edgar Allan Poe, aqui no blog também temos a análise do conto A queda da casa de Usher, o meu conto preferido do autor. Não deixe de conferir!
Deixe um comentário