
Este é o segundo post sobre a minha experiência cursando o Bacharelado em Letras na Uninter. Se você quer saber mais detalhes sobre a faculdade e o curso ou acompanhar tudo desde o início, recomendo antes a leitura do primeiro post: Como foi o meu primeiro semestre cursando Letras na Uninter.
Neste post compartilho alguns detalhes que não ficaram claros no primeiro semestre, assim como novidades que foram surgindo no Ambiente Virtual de Aprendizagem ao longo do tempo.
Progresso das Unidades Temáticas de Aprendizagem (UTAs)
Quando comecei na Uninter, pensava que as UTAs progrediriam linearmente: começaríamos e terminaríamos uma antes de passar para a próxima, mas não foi exatamente isso que aconteceu.
Normalmente as duas disciplinas ativas da fase são da mesma UTA, mas não necessariamente as seguintes serão daquela UTA também. E, até agora, não consegui descobrir uma forma de saber quais serão as disciplinas seguintes. Não que isso seja um problema, mas meu lado mais curioso ficou chateado com isso rs.
Em contrapartida, adorei que as disciplinas da fase tendem a se complementar em termos de temática, o que ajuda muito na hora do estudo e da avaliação.
Disciplinas que cursei
As disciplinas que cursei no semestre foram:
- Meio ambiente e sustentabilidade;
- Estudo das relações étnico-raciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena;
- Semântica e pragmática;
- Língua portuguesa: morfologia;
- Língua portuguesa: processos sintáticos;
- Literatura infantojuvenil;
- Análise de texto literário: poesia;
- Análise de texto literário: prosa;
- Literatura estrangeira em língua portuguesa.
Avaliação no formato de trabalho – Atividades locorregionais
Este semestre fiz as minhas primeiras atividades locorregionais, que são trabalhos que substituem a prova discursiva em algumas disciplinas.
As atividades ficam disponíveis do início ao término do período de duração da disciplina e desde o começo conseguimos abrir os documentos e entender qual é o trabalho que teremos que fazer, então é bem fácil se planejar. Os trabalhos também são bastante simples, dá para concluir em apenas um dia.
Particularmente, acho as atividades mais legais e enriquecedoras do que as provas discursivas, já que nos levam a refletir sobre a aplicabilidade cotidiana do conteúdo que aprendemos. Até agora precisei:
- Analisar sintaticamente uma manchete de jornal da minha região da minha escolha e reordenar os elementos da frase.
- Buscar e analisar um meme que representasse um regionalismo de onde moro.
- Buscar e analisar uma poesia de um poeta da minha região.
Gostei tanto dessas atividades que o poema e a experiência do último trabalho foram inspiração para uma reflexão que postei aqui no blog: Por que insistir na universidade?
Uso da tutoria
No caso da análise sintática, inclusive, recorri à tutoria para confirmar se o que eu havia feito estava correto (já que só podemos entregar o trabalho uma única vez).
A tutora foi bem atenciosa e me ajudou com a questão. Até então eu não havia usado esse recurso, então acho que a atividade locorregional também é uma forma de gerar dúvidas que talvez não surjam durante a exposição do conteúdo nas aulas e aprofundar nossos estudos.
Provas presenciais
Durante a pandemia as provas da Uninter passaram a ser on-line, mas, no ano passado, retornaram ao modo presencial com algumas modificações. Agora há um ciclo no qual, a cada fase, cursos diferentes fazem suas provas presencialmente. Ou seja, uma vez por ano teremos que fazer provas no polo.
Fiz as minhas avaliações presencialmente mais ou menos no meio do ano, o que foi ótimo porque já estava habituada ao funcionamento do curso. Foi muito tranquilo. É só selecionar a data e o horário na seção da avaliação no AVA e aparecer no polo no dia e horário marcados.
Se você está na Uninter, minha recomendação é: não deixe para marcar de última hora, pois, com o passar dos dias, os horários vão sendo preenchidos e suas opções ficam cada vez mais restritas. Outra sugestão é não marcar para os últimos dias, pois o polo fica lotado. Eu marquei para uma data intermediária e a sala de provas estava quase vazia. Isso facilita caso seja necessário repetir alguma avaliação a fim de melhorar a nota.
E não se preocupe com a possibilidade de não saber se é o seu momento de fazer a prova presencial. A Uninter não só informa tudo por e-mail, como também indica em um vermelho bem chamativo nas disciplinas se as provas devem ser feitas presencialmente. Não tem como perder!
Estágio
Há duas disciplinas de estágio supervisionado no curso: profissional e diferentes contextos. Para que o seu estágio conte como estágio obrigatório, é necessário que essas disciplinas estejam ativas e que você realize o procedimento de geração de termo de compromisso de estágio dentro das disciplinas, bem como siga as diretrizes específicas delas.
No entanto, no primeiro ano de curso essas disciplinas não ficam disponíveis no sistema! Ainda é possível fazer estágios, mas a documentação a ser gerada e as diretrizes a serem seguidas devem ser as do estágio voluntário.
Ao final deste um ano de Letras de Uninter, as disciplinas de estágio finalmente apareceram no meu sistema, concomitante às seguintes disciplinas: Análise e compreensão de textos não literários e Linguística textual. Elas estão visíveis, mas não ativas, o que só irá acontecer em 17 de fevereiro, que é quando inicia o ano letivo e a próxima fase. Com isso, é possível assistir aos vídeos que detalham todo o processo e as exigências para se cursar o estágio, mas ainda não é possível gerar o termo de compromisso e formalizar um estágio, caso se tenha encontrado algum.
Como o estágio é um momento fundamental da faculdade e também causador de muitas dúvidas, irei escrever um post dedicado a ele, compartilhando as minhas experiências e todo o processo burocrático. Provavelmente sairá ano que vem (2026) e venho atualizar este post com o link!
Monitoria
Outra novidade é que, no final do ano passado, consegui participar do processo seletivo do programa de monitoria e fui aprovada!
O processo foi bem tranquilo: a disciplina ficou disponível no sistema (então não tem como perder também), e tive que fazer uma prova e preencher um formulário respondendo a algumas questões que funcionavam como uma “carta de interesse” e perguntavam sobre o motivo pelo qual eu queria ser monitora, o que eu achava que essa experiência iria me proporcionar, entre outras coisas. Além disso, tive que assinar um documento confirmando a minha disponibilidade de tempo para a atividade.
Então este ano também inicio como monitora (muito empolgada!) e documentarei tudo por aqui. Ao término da experiência escreverei um post compartilhando como foi.
Férias
Eu achei que a Uninter não tivesse férias, pois ano passado entrei no final do ano, já com uma fase em andamento, o que bagunçou o calendário de disciplinas (e eu estava meio perdida também). Mas descobri que há férias, sim, no final do ano!!
As atividades on-line costumam se encerrar durante dezembro e retornam em fevereiro e as últimas disciplinas do ano têm o seu tempo de avaliação prolongado até o ano seguinte, ou seja, a disciplina fica aberta por muito mais tempo que o costume.
Com isso é possível se planejar para estudar e concluir as avaliações antes ou depois das festas de fim de ano. Eu curti dezembro sem preocupações acadêmicas e aproveitei o início de janeiro para estudar e concluir tudo com folga do prazo final.
Continuo estudando da mesma forma?
Não! (E vai mudar novamente.)
No início da faculdade comecei fazendo muitas anotações durante as aulas e tentando ler o livro-base e os textos das disciplinas, mas logo percebi que, para o pouco tempo que eu tinha para estudar, isso era insustentável.
Na verdade, percebi que eu praticamente não retomava as minhas anotações na hora de estudar porque eu simplesmente terminava a leitura do material e ia direto fazer as provas, cujo prazo já estava perto do fim. Então parei de fazer anotações e passei a usar as aulas como uma introdução ao tema, um momento de familiarização para depois me dedicar à leitura do livro-base (que é o que parece ser mais cobrado nas avaliações).
Continuei usando as APOLs como suporte de estudo e procurei sempre fazer todas as tentativas. Antes das provas objetivas revisava as respostas corretas das APOLs, já que as questões poderiam reaparecer, e isso ajudou muito!
Também procurei estudar uma disciplina por vez. Assistia a todas as aulas durante o período das APOLs, mas deixava para ler os livros-base no período das provas sem consulta, assim o conteúdo ficava mais fresco na memória. Em uma semana lia um livro e fazia as avaliações, na semana seguinte lia o livro da outra disciplina e fazia as demais avaliações. Funcionou bem.
Para este ano, que estou com mais tempo, venho planejando uma mudança bem bacana na forma como estudo, com o intuito de me aprofundar nos assuntos e trazer mais conteúdo para o blog. Aguardem porque vem coisa boa por aí!
Impressões atualizadas sobre o curso
Continuo sendo fã da Uninter!
Confesso que muitas vezes tive dificuldade para me adaptar ao ritmo acelerado das disciplinas e senti muita falta de um aprofundamento em seus conteúdos. A impressão que tenho é que a temática das disciplinas é muito geral e nos passa uma espécie de panorama do assunto. O livro-base funciona como uma fonte secundária, mas não lemos os autores primários, listados nas referências das disciplinas.
Com isso, a responsabilidade de se aprofundar nos conteúdos fica na conta dos alunos. A faculdade oferece todo o suporte para isso, pois as referências indicadas muitas vezes se encontram na biblioteca on-line e temos acesso a elas, mas, como já tive a experiência de discutir autores primários em sala de aula durante a primeira graduação, sinto muita falta disso mesmo. Nem que fosse disponibilizado apenas um fórum de discussão nas disciplinas, sabe?!
Mas acho que é preciso analisar a universidade em sua proposta e levar em consideração que a maior parte dos alunos da Uninter (inclusive eu!) conciliam os estudos com o trabalho, o que faz com que esse modelo mais enxuto seja o ideal. Sei que sinto falta de algo que eu nem poderia ter porque, com o ritmo do trabalho, às vezes eu mal conseguia estudar todo o conteúdo da disciplina, imagine então se ela tivesse ainda mais textos… enfim, essa sou eu gostando de estudar e não tendo tempo para isso!
De todo modo, a solidão do estudo EaD pesou um pouco para mim nesse último ano. A minha expectativa é que a monitoria venha mitigar o problema e se mostre como um espaço conjunto de estudo e discussão de textos. Vamos ver como será!
No mais, a minha experiência com o curso de Letras na Uninter tem sido excelente. Vejo que eles procuram ajudar os alunos ao máximo e todas as minha dúvidas, seja na tutoria, na central de mediação acadêmica ou até em outros canais, foram solucionadas (e olha que eu pergunto muita coisa hein!).
Estou ansiosa para o início do próximo semestre e desejo a todos um ano de muito estudo e conquistas!
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